Nada nos norte americanos me impressiona mais do que a capacidade que os mesmos têm de entreter, seja lá como ou com o que for.
Em 1847 foi autorizada a construção de linhas de trem no mesmo nível das ruas, em Manhattan, mas, depois de muitos acidentes que deram início às discussões sobre segurança, em 1930 teve início a construção do High Line, uma linha de trem suspensa.
A partir dos anos 50 há uma inversão no uso dos transportes e tanto pessoas quanto empresas passam a utilizar muito mais o transporte rodoviário. Em 1980 rodou o último trem nos trilhos do High Line. A partir daí começam uma série de discussões, inclusive judiciais, para a demolição da linha de trem.
Em 1999, um grupo de pessoas denominadas Amigos do High Line se uniram para lutar pela preservação do espaço. Em 2001, The Design Trust for Public Space ofereceu uma bolsa de estudos para o arquiteto Casey Jones elaborar o projeto de reutilização da via levando em consideração as propostas dos Amigos do High Line.
Em 2003, abriram as inscrições do concurso “Designing the High Line” e receberam propostas de 720 equipes de 36 países. Neste mesmo ano o então prefeito Michael Bloomberg anunciou o financiamento para o projeto de preservação e reutilização do High Line. No ano seguinte foi eleita a equipe que cuidaria da realização do projeto, a James Corner Field Operations e a empresa de arquitetura Diller Scofidio + Renfro.
A construção do parque começou em 2006 e em 2009 a seção 1 foi liberada ao público. Nesta época também foi inaugurado o Standard Hotel de Meatpacking District, que avança sobre a High Line.
Hoje o parque é frequentado por turistas e moradores de NY que lotam seus bancos e espreguiçadeiras, especialmente na primavera e no verão.
Essa minha filha é cultaaa viu…orgulho…bj!
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Fe, adorei esse post. Tudo que eu precisava saber sobre o High Line! Info de altissima qualidade, mesmo!