Ficção X Realidade

 

Livro Feios

Imagem divulgação do livro Feios

Livro Feios X Estudos genéticos

Ano passado li um livro muito interessante, Feios, o primeiro da série de quatro obras que leva este mesmo nome do autor texano Scott Westerfeld. Basicamente trata da evolução dos seres humanos até o dia em que estes podem se transformar para ter a aparência física perfeita com uma super cirurgia feita quando a pessoa completa 16 anos de idade. Tudo é calculadamente remodelado, olhos, boca, nariz, estrutura óssea, peso, cabelos, arcada dentária, pele, tudo!

Por trás desta discussão em primeiro plano da busca incessante e a qualquer preço pela beleza, o autor aborda temas como imposições e parâmetros sociais, preconceitos, liberdade e a falta dela, exclusão social, catástrofes ambientais e manipulação (oculta) do governo, individualidade, igualdade, entre outras abordagens muito interessantes.

 

Campanha Love My Body de Victoria's Secret

Foto Divulgação / Campanha "Love My Body" de Victoria's Secret

A história se desenrola na espera pela transformação de Thally, então com 15 anos, suas expectativas e ansiedade, até o momento em que conhece Shay e a trama toda muda. Sob influência da nova amiga, a protagonista começa a questionar a operação e, com o desenrolar do enredo, Thally é pressionada pelo governo a ir atrás de Shay que fugiu. Mas esta também acaba se juntando ao grupo de fugitivos que se opõem às transformações.

Na segunda metade do livro a protagonista descobre que a cirurgia além de mudar a estrutura física das pessoas também modifica uma região do cérebro para deixar a sociedade mais heterogênea e igual, com cidadãos perfeitos, felizes, iguais e submissos.

Achei um tanto distante da nossa realidade, mas para minha surpresa nem é tão distante assim. O número de cirurgias plásticas cresce de forma exponencial e, esta semana, minha terapeuta explicou que é possível anular determinados genes para modificar certas características de cada pessoa.

 

DNA - http://www.efffective.com

Crédios da Imagem: Svilen Milev / DNA

Como todos sabem, o Programa de Genoma Humano foi iniciado em 1990 (essa foi a data oficial de início do Projeto Genoma, no entanto, os estudos genéticos são muito anteriores a isso). Mas, pelos altos custos e infindáveis discussões éticas, estas avaliações estão restritas à comunidade científica, sendo raríssimos os casos patrocinados pelo setor privado, como a empresa Ventura do geneticista Craig Venture.

Por enquanto, no Brasil, isso só é feito de forma científica pelo setor público e pela comunidade médica. Em São Paulo, o Centro de Estudos do Genoma Humano atende a pacientes com algumas doenças neuromusculares, anomalias craniofaciais, síndromes genéticas e malformativas, fibrose cística, trombofilia, retardo mental e distúrbios comportamentais.

No entanto, quando encontrarem um consenso e estes estudos forem liberados de forma comercial, as pessoas poderão fazer seus estudos genéticos em laboratório e pedir as mudanças genéticas desejadas para seu médico. Assim, além de deixá-las livre de doenças, impedir a obesidade, anular a ansiedade, também poderão modificar características físicas dos filhos, entre tantas outras possibilidades. Enfim, será possível ter uma sociedade de pessoas “per-feitas”.

Isso ainda deve demorar um bom tempo, já que as questões éticas envolvem discussões infindáveis e subjetivas, como a possibilidade de empresas se negarem a contratar homens e mulheres pré dispostos a desenvolver alguns tipos de doenças como o alcoolismo e muitas outras utilizações para controle indevido. Nem todas as possibilidades apontadas são para o “bem” do indivíduo e enquanto as discussões forem na base do “e se”, sem uma legislação bem detalhada e definida, essas possibilidades continuarão restritas a pouquíssimas pessoas portadoras de doenças graves.

 

Emanuela de Paula Desfile Victoria's Secret

Foto Divulgação / Emanuela de Paula para Victoria's Secret - corpo perfeito

Para ler mais sobre o assunto:

Resenha do livro

Entrevista do jornal O Globo com o autor

Centro de Estudos do Genoma Humano

Special thanks to the designer Svilen Milev www.efffective.com

Sobre tete a tete de menina

Fashion journalist
Esse post foi publicado em Pensamentos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s