Quero ser modelo…

Foto Divulgação / Backstage desfile Victoria's Secret

Em recente matéria, a Veja São Paulo publicou que mais de 162.000 homens e mulheres negociam sua imagem para ajudar a vender os mais diversos produtos e serviços, de acordo com dados do Sindicato dos Profissionais Autônomos Modelos e Manequins do Estado de São Paulo.

Algumas garotas têm a felicidade de ser “encontradas” por scouters ou olheiros, outras precisam bater à porta das agências e se apresentar aos bookers para uma avaliação. O primeiro passo, portanto, é entrar em uma agência (tenham cuidado com agências desconhecidas, pesquisem sobre a empresa, o casting de modelos que a agência representa e o histórico dos que já passaram por ali, assim como os trabalhos que os mesmos fizeram. Para isso a aspirante a modelo precisa conhecer seu perfil, que de acordo com o Sindicato dos Profissionais Autônomos Modelos e Manequins de São Paulo (SINPROMODEL-ESP) é dividido em três categorias:

Artístico estátua viva, modelo fotográfico de nu artístico e modelo vivo
Moda manequim, modelo fashion, modelo de passarela
Publicitário modelo comercial, modelo de detalhes, modelo de editorial de moda, modelo fotográfico, modelo fotográfico de workshop

www.sinpromodel-esp.org.br

Material de divulgação:

-Book:

Depois de encontrar uma agência que trabalhe com modelos do seu perfil e que aceite representá-la, a modelo precisa do material de divulgação. No geral a própria modelo arca com os custos do book, que em São Paulo varia de 800 reais a 1500 reais. Mas mesmo que ela pague, a agência prefere que o book seja feito por algum fotógrafo indicado por eles e que já conheça o estilo de foto que os bookers gostam de trabalhar, assim como ficam responsáveis pela escolha das fotos que o fotógrafo vai ampliar para o material de cada garota.

O book será complementado com os trabalhos que a menina fizer ao longo da carreira.

-Composite:

Fernanda Cavalcante ONE

Exemplo de Composite - Fernanda Cavalcante

Os composites são montados pelos próprios bookers e a agência manda para impressão, cobrindo estes custos, mas esta conta vai para o extrato da modelo e será paga com os cachês dos futuros trabalhos.

Para as meninas que moram na cidade onde a agência atua é mais fácil e elas começam a receber os castings logo que o material fica pronto. Para as garotas que são de outras cidades é um pouco mais difícil, pois precisam que a agência disponibilize uma vaga em algum dos apartamentos que possui para hospedar modelos. E os custos deste apartamento também vão para o extrato de cada modelo.

Casting/Teste:

Casting de vídeo

Ilustração: Nathalie

Depois destas etapas, encontrar uma agência, fazer book e composite, a menina começa a ir a castings para ser avaliada pelos clientes. No caso de desfiles, é preciso fazer a prova de roupas e mostrar como se caminha e posa na passarela. Para fotos, sempre se faz um teste, a garota faz duas ou três fotos com a roupa ou o produto a ser divulgado. Para vídeos, é feita uma gravação teste. O casting é sempre a parte chata do trabalho! Mas é necessário fazê-lo! O cliente vai avaliar seu potencial como modelo, sua pele, cabelo, forma física, expressões, etc. As críticas podem abalar emocionalmene qualquer modelo que não entenda que ali ela é uma imagem que será contratada e é natural que eles busquem as modelos mais próximas do ideal para o trabalho a ser desenvolvido, o que não significa que a garota não seja bonita, ou boa modelo, apenas não era a melhor opção para aquele trabalho.

Os castings são enviados de maneiras diferentes. Alguns bookers pedem para as modelos retirarem na própria agência todo dia pela manhã, outros enviam por e-mail, mas, o mais comum, é o teste ser enviado por SMS.

modelos

Foto Divulgação

A mensagem que a menina recebe deve conter informações básicas: trabalho a ser feito, cliente/marca, perfil desejado, data, horário e endereço do casting, previsão de data, horário e local do trabalho e cachê a ser pago. Desta forma a garota pode escolher fazer apenas os castings dos trabalhos que lhe interessa.

*Cachê-teste: Algumas produtoras pagam R$ 30,00 pelo registro de imagem em cada casting de vídeo para modelos com registro no Sindicato dos Manequins e Modelos. Para recebê-lo a pessoa deve apresentar a carteirinha e deixar uma cópia da mesma com o responsável pelo teste.

Extrato da Modelo:

Fernanda Cavalcante

Foto: Tiago Ornellas

É basicamente o arquivo dos gastos e ganhos de cada modelo. Aqui são somados todos os cachês que a modelo recebeu em determinado período e descontada a taxa de porcentagem de agenciamento. Depois, quando for o caso, são subtraídos os gastos que a agência teve com esta modelo: impressão de composite, aluguel para meninas que moram em apartamentos da agência, transporte quando a modelo utiliza o motorista da empresa par air a castings, entre outros.

Porcentagem da Agência:

Toda agência cobra uma porcentagem em cima dos caches recebidos pelas modelos que representa. Em São Paulo a media está entre 30% e 35%.

Contrato:

Fernanda Cavalcante para CK underwear

Youlia e Fernanda Cavalcante - Backstage desfile CK Underwear

Esta é a etapa final. Quando a modelo é escolhida, a agência negocia as cláusulas do contrato para que todos assinem. Este deve estabelecer o valor do cachê pago à modelo; forma de pagamento; descrição do trabalho; no caso de fotos e vídeos comerciais também deve especificar se a campanha sera nacional ou internacional e, neste caso, os países de divulgação; prazo de veiculação e possibilidade de se prorrogar este prazo e cachê adicional pago pelo uso da imagem da modelo por este tempo extra; veículos de mídia utilizados para veicular a campanha (revistas, televisão, internet, ou todos); exigência de exclusividade ou não e por quanto tempo.

É importante a modelo ter em mente que seu cachê é calculado não apenas pelo trabalho em si, como um desfile, ou uma diária de fotos ou gravações, mas principalmente pela força de seu nome e tempo e maneira de utilização e exposição de sua imagem.

Backstage Desfile Swarowski - Fernanda Cavalcante

Fernanda Cavalcante no Backstage Desfile Swarowski - Cidade do México/2009

Por fim, é só trabalhar, ou melhor, concluir o trabalho, por que o que não faltou para se chegar até ai foi trabalho!

Boa sorte a todas as futuras modelos e não se esqueçam: A IMAGEM É O PRODUTO DE UMA MODELO, POR ISSO, OS CUIDADOS COM A BELEZA SÃO INDISPENSÁVEIS!

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Sobre tete a tete de menina

Fashion journalist
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2 respostas para Quero ser modelo…

  1. Sonia Cavalcante disse:

    Cada vez que leio um texto seu fico admirada, sua facilidade de comunicação, de expressão! Acorda garota!
    Amo você.
    Bj

  2. Barbara Barreto disse:

    Gostei amiga, boa informação:)

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